sábado, 8 de outubro de 2011

História e Dados

Sobre a Escola Municipal Maria Lúcia Jaqueira...


História

A Escola Maria Lúcia Jaqueira foi criada em homenagem a educadora que, nascida em Salvador, dedicou os mais importantes anos de sua vida a municípios como Jequié, (onde existe escola pública com seu nome), Itaquara, Feira de Santana, além da Capital. Destacou-se na luta pela alfabetização de adultos e implantação de ensino noturno, sendo importante incentivadora deste segmento no período de 1940 a 1970. Professora dedicada, educadora exigente e voltada para a democratização da educação.

Dados

A Escola Municipal Maria Lúcia Jaqueira fica localizada no Bairro do Jequiezinho à Rua Professora Virgínia Ribeiro s/n. A escola trabalha com o segmento Educação Infantil e atende crianças com faixa etária de 4 e 5 anos, dispõe de 3 salas de aula, uma cozinha, a sala da diretoria, dois banheiros e um pátio onde as crianças brincam durante o recreio. As salas de aula têm um tamanho adequado para a quantidade de alunos e dispõe de mobiliários adequados para a faixa etária das crianças.

A nossa escola dialoga abertamente com os familiares dos alunos e busca essa parceria. Em geral a relação entre escola e comunidade é boa, porém a assiduidade dos pais é pouca em relação à necessidade de acompanhamento dos alunos.

Sobre a Escola Municipal Guiomar Pinto...

História

O clube Rotary Club Jequié Norte construiu e entregou para o município de Jequié a Escola Guiomar Pinto, a qual funciona sob a administração da Prefeitura Municipal de Jequié, com a colaboração do Rotary Club Jequié Norte.

Dados

A Escola Municipal Guiomar Pinto é situada à Rua Dr. João Braga, s/n no Bairro do Jequiezinho. A escola encontra-se bem localizada, contudo atende crianças de Educação Infantil com faixa etária de 4 e 5 anos moradoras de áreas periféricas que moram um pouco distantes, que como consequência favorece a evasão. É uma escola que funciona em um prédio de pequeno porte composto de 2 salas de aula, 1 diretoria, 1 cozinha e 3 banheiros com rede de esgoto padrão e também uma área externa grande e arejada, mas falta infra-estrutura adequada para a recreação dos alunos.

Apesar de algumas dificuldades a Escola Municipal Guiomar Pinto dar prosseguimento as suas ações pedagógicas, onde a qualidade do ensino, a integração na comunidade e a construção do conhecimento são prioridades em nossa unidade escolar.

Ambas as escolas têm como objetivos:

ü  Integrar a comunidade à escola, promovendo eventos que efetivem a participação de pais, professores, alunos, direção, pessoal de apoio e coordenação, num fazer coletivo e democrático;

ü  Promover atividades interdisciplinares, assegurando o clima favorável à aprendizagem;

ü  Desenvolver melhorarias na medida do possível no espaço físico da escola, oferecendo condições de conforto, higiene e bem estar aos educandos;

Salientamos que para que as Escolas Guiomar Pinto e Maria Lúcia Jaqueira cumpram a finalidade de proporcionar aprendizagem significativa e de qualidade, estaremos atentos ao desenvolvimento das ações previstas, acompanhando e avaliando fase por fase, não só em sala de aula, mas em toda a escola, ajustando, reprogramando e introduzindo medidas de correção caso necessário.

Informações e Curiosidades:

Quem foi Maria Lúcia Jaqueira?


          Mulher generosa, amiga dos humildes, cuja porta sempre esteve aberta para o acolhimento aos humildes. Optou pelos analfabetos para alfabetizá-los. Optou pelos esfomeados para alimentá-los. Optou pelos doentes para tratá-los.

            Professora, desbravadora, inovadora, corajosa, frágil e forte. Pessoa de segurança, seriedade, honestidade. Exigia muito de todos os seus colaboradores e alunos. Poderia ter sido apenas mais uma senhora da sociedade baiana. Mas optou pelos pobres, pelos desvalidos.
            
          Nascida em família tradicional, contou com o apoio inestimável das tias Sidrônia Jaqueira, Etelvina Jaqueira Pimenta e Esther Jaqueira Gírio. Dos seus pais Maria da Luz Jaqueira de Mattos e Heráclio Ermelin de Mattos. Dedicou a juventude a região de Jequié, Bahia. Todos os municípios vizinhos de alguma forma viveram o impacto que a jovem da Capital levava para o interior. Em Jequié temos conhecimento da existência da Escola Municipal Maria Lúcia Jaqueira.

            Casou-se com Abdon Barretto e com ele teve 3 filhos: o economista Abdon Barretto Filho, o advogado Oyama de Mattos Jaqueira Barretto e a atual presidente da Fundação Jaqueira, jornalista e psicanalista Vera Mattos.Tem vários netos mas queremos destacar Andréa Jaqueira Ermelin de Mattos Vieira que desde os 16 anos se dedica ao trabalho social e tem na avó o maior exemplo.Uma vida dedicada ao amor, ao serviço, ao próximo.

            A Educadora Maria Lúcia Jaqueira de Matos faleceu No dia 21 de março do ano de dois mil e três e hoje em sua homenagem temos uma Fundação que leva o seu nome e que foi declarada de utilidade pública pela Assembléia Legislativa da Bahia pela Lei 11 032.

Fonte: http://fundacaojaqueira.blogspot.com/



Fotos da Escola Maria Lúcia Jaqueira:













Fotos da Escola Guiomar Pinto: 








Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Escolas Municipais Maria Lúcia Jaqueira e Guiomar Pinto/Jequié - Todos os direitos reservados.